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quinta-feira, 18 de março de 2010

Como escrever uma carta de apresentação?

Vagas Urgentes

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Uma parte muito importante do seu currículo é a carta de apresentação. Ela pode ajudar muito quando você a prepara de uma forma que instiga o recrutador a ler o seu currículo. Abaixo segue algumas dicas de como prepará-la.
Boa sorte!

Algumas empresas pedem uma carta de apresentação, outras não, porém ela sempre será um diferencial.

Uma forma de redigí-la é seguir os passos abaixo:

1 - Às vezes as pessoas encarregadas dos processos de seleção contam com grafólogos e pedirão que você faça uma carta manuscrita. Caso contrário, você pode escrevê-la no computador. Nos dois casos, escolha uma folha de papel limpa e de boa qualidade.

2 - Comece como qualquer carta formal: coloque o lugar e a data, a instituição ou empresa à qual você se dirige, a área específica, a pessoa responsável e, se estiver respondendo a um anúncio, esclareça a referência.
Exemplo:
Brasília, 6 de janeiro de 2008
Costa & Associados S. A.
Gerência de Recursos Humanos
At. Sr. Eugênio Santos
Ref. : Anúncio classificado do dia 04-01-08

3 - No primeiro parágrafo deixe claro o motivo pelo qual está escrevendo:

Se for uma resposta a um pedido, cite os detalhes do mesmo;
Se for uma apresentação espontânea, explique brevemente o porquê da sua comunicação.
Exemplos:
Com relação à sua solicitação de "biólogo com experiência", publicada no jornal "O Informante" de 4 de janeiro passado, envio o meu currículo com o objetivo de participar do processo de seleção.
Tendo concluído meu bacharelado em Administração de Empresas (especialidade: finanças) na Universidade de Brasília, procuro uma oportunidade para aprofundar e aplicar de modo prático os conhecimentos teóricos adquiridos.

4 - No segundo parágrafo, apresente brevemente informações específicas sobre a sua formação e/ou o seu último trabalho ou o atual. Aqui devem ser destacados os dados do seu currículo que demonstram que você é a pessoa indicada para o cargo que pretende.

5 - No terceiro parágrafo, relate sucintamente por que tem interesse em trabalhar em determinada área da empresa ou instituição em particular, e por que acredita estar capacitado para tal. Exemplos:

"Estou muito interessada em trabalhar na área de... Com a minha formação acadêmica e o meu desejo de crescimento, acredito reunir os requisitos específicos para o desempenho desse trabalho..."
Ou então: "Dada a confiabilidade da sua empresa, cujo desempenho na área de ... é muito interessante, solicito que considerem, em função do currículo que lhes encaminho, a possibilidade de uma oportunidade profissional..."

6 - Por último, demonstre a sua disponibilidade para uma entrevista, despeça-se e assine.
Exemplo:
"Fico à sua disposição para ampliar as informações que julgar necessárias.
Aguardando um retorno, despeço-me atenciosamente,
Assinatura"



Importante
Dentro do estilo formal e adequado, construa um texto que soe verdadeiro. Evite parecer subserviente e não tenha medo de incluir valores como a sinceridade, a vontade de aprender ou de trabalhar em equipe entre as suas qualidades.

Fonte: http://bemsimples.uol.com.br/pages/viewpage.action?pageId=6881410

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